domingo, 17 de fevereiro de 2013

Águas Passadas

Matéria sobre os estragos provocados pelas enchentes e suas políticas de prevenção publicada por Mauro de Bias na Revista de História da Biblioteca Nacional

Águas Passadas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Brandzen y Almirante Brown em 1911 em Buenos Aires


Data: 1911

Origem: Caras y caretas

Tres dias de temporal em Buenos Aires em 1911


Data: 1911

Origem: Caras y caretas

La avenida de las Palmeiras em Buenos Aires em 1911


Data: 1911

Origem: Caras y caretas

La plaza Matheu em Buenos Aires em 1911


Data: 1911

Origem: Caras y caretas

La calle Romero, navegable hasta para lanchas em Buenos Aires em 1911

Data: 1911

Origem: Caras y caretas

Mais da inundação em Buenos Aires em 1910


Data: 1910

Origem: Caras y Caretas

Inundação em Buenos Aires em 1910


Data: 1910

Origem: Caras y Caretas

El intendente en los suburbios em 1910 em Buenos Aires


Data: 1910

Origem: Caras y Caretas

La calle Echeverria. - En ancas y canoa em Buenos Aires em 1910


Data: 1910

Origem: Caras y Caretas

La gran crecida del río - Por los barrios inundados em Buenos Aires em 1910

Data: 1910

Origem: Caras y Caretas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Duas ruas no Centro transformadas em rios navegáveis e o primeiro carro que consegue trafegar depois da enchente. Gente em pencas em 1924!!!


Data: 1924
Origem: Careta, n° 825. Acervo da Biblioteca Nacional.
Descrição: Centro da cidade intransitável, com ruas transformadas em rios. Na foto abaixo, pessoas se aglomeram no primeiro bonde que passa após as águas terem reduzido

A inundação no Rio de Janeiro em 1911


Data: 1911
Origem: Revista O Malho, n° 446. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Carregadores reunidos num quiosque na atual Pça. da Bandeira, aguardando a água baixar. A própria existência de carregadores (atravessam as ruas com pessoas para que não se molhem) é indicador da relação da população com as inundações. A legenda informa que até mesmo estes não podiam trabalhar visto que em alguns pontos a água lhes alcançava o pescoço.

Desmoronamento causado pela chuva na rua Santo Caristo dos Milagres em 1911

Data: 1911
Origem: Careta, n° 148. Acervo da Biblioteca Nacional.
Descrição: Escombros de construções derrubadas pela força das águas

Mais da formidável enchente de domingo em 1928


Data: 1928
Origem: Careta, n° 1028. Acervo da Biblioteca Nacional.
Descrição: Em ambas as fotos a população se arrisca, a pé ou de barco, a transitar pela cidade inundada. A primeira foto é na Zona Sul e a segunda no Centro, o que demonstra ser a enchente um problema que não se restringe a apenas uma zona da cidade.

A formidável enchente de domingo em 1928

Data: 1928
Origem: Careta, n° 1028. Acervo da Biblioteca Nacional.
Descrição: Dois pontos tradicionais de cheia na cidade: o Catete e a Praça da Bandeira, mostrando o Palácio de Catete e o antigo coreto ilhados.

A grande inundação de 1924


Data: 1924
Origem: Careta, n° 825. Acervo da Biblioteca Nacional.
Descrição: As fotos mostram o aspecto da área da atual Leopoldina inundada enquanto charretes surgem como alternativa frente a paralisação dos bondes e trens.

Automóvel Stoewer atravessando incólume a enchente da rua do Matoso em 1911


Data: 1911
Origem: Revista O Malho, n° 450. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Origem: Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa
Descrição: Fotografia do automóvel Stoewer na inundada rua do Matoso.

Um "tour de force" em 1911


Data: 1911
Origem: Revista O Malho, n° 450. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Propaganda do automóvel Stoewer. O carro ao transitar pela rua do Mattoso passa por um barco enquanto moradores ilhados observam pela janela.

A vista das enchentes em 1911

Data: 1911
Origem: Revista O Malho, n° 446. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Charge sobre a falta de ação do poder público para dirimir as enchentes. Entre bondes submersos e barcos, tanto o prefeito Bento Ribeiro quanto o personagem popular, Zé Povo encontram-se ilhados e sofrem com as consequências das enchentes.

Automóvel "Stoewer" Propaganda em 1911


Data: 1911
Origem: Careta, n° 148. Acervo da Biblioteca Nacional.
Descrição: Propaganda do automóvel Stoewer. A enchente é mencionada apenas como um obstáculo superável pela potência do automóvel e não como um problema da cidade.

Automóveis "STOEWER" - A inundação das nossas ruas em 1911

Data: 1911

Origem: Careta, n° 148. Acervo da Biblioteca Nacional.
Descrição: A reprodução pela revista Careta do editorial do Jornal do Brasil e propaganda da fabricante de automóveis alemã Stoewer. Ao destacar as qualidades do carro que pode enfrentar a “massa d’água” das ruas da cidade a fotografia exemplifica a adaptação dos moradores às recorrentes enchentes.

A mesma cousa para variar - Scenas e aspectos das últimas inundações

Data: 1907

Origem: Revista O Malho, n° 225. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Desenho que traduz a insatisfação dos habitantes com continuidade das enchentes. Na nota, a revista informa preservas a imagem para enchentes futuras, visto que não vê perspectiva de resolução do problema pelo poder público.

Ausência de bondes na região do mangue em 1906

Data: 1906

Origem: Revista O Malho, n° 186. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Na foto, ausência de bondes e carruagens esperam a água baixar para seguir caminho.

Na praia Formosa se navegava perfeitamente sobre pranchões e jangadas em 1906

Data: 1906

Origem: Revista O Malho, n° 186. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Aspecto da Praia Formosa onde as águas demoram a retroceder. 

Pela verdade! em 1906

Data: 1906

Origem: Revista O Malho, n° 184. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: O desenho narra a atuação dos bombeiros no atendimento às vítimas, observando que apenas eles merecem a gratidão da população pois são a única ajuda no momento de desespero.

Nero pelo avesso em 1906

Data: 1906

Origem: Revista O Malho, n° 184. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Nero Rodrigues Alves inunda o Rio de Janeiro numa alusão ao incêndio de Roma. Enquanto a população, rica ou pobre, tenta se salvar como pode, o presidente parece orquestrar tudo do alto.

Recordação das enchentes em 1906

Data: 1906

Origem: Revista O Malho, n° 182. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.
Descrição: Charge que destaca a contradição entre as crescentes obras e a continuação das inundações, que começam a tornar-se rotina. 

Catastrophes e mais catastrophes em 1906

Data: 1906

Origem: Revista O Malho, n° 180. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.

Descrição: Na charge, Dr. Lauro Muller, do Ministério da Viação – responsável principal pelas obras na cidade – trafega de burro devido a paralisação dos bondes.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Historiadora da UFRJ diz que propostas sofisticadas contra chuvas nunca saíram do papel

Segue link de entrevista para o jornal O Globo onde a historiadora Andrea Casa Nova Maia fala sobre as questões das enchentes e seus desdobramentos na cidade Rio de Janeiro:

Problema das enchentes é antigo no Rio

Arquivo N especial, Globonews:


Enchente no Rio de Janeiro 1966

Imagens Rede Globo de televisão:


Narrativas de um dilúvio: memória e natureza na Grande Enchente de 1906

Artigo publicado na Revista História Oral, v. 14, n.2, 2011:

Artigo História Oral


La grande crue de Paris 1910