Apresentação/ Contato

           Este blog é parte integrante do projeto de pesquisa Rio de Janeiro, cidade submersa: História e memória das enchentes na Primeira Republica através do acervo documental da Fundação Casa de Rui Barbosa (1889-1930), vinculado a Fundação Casa de Rui Barbosa, realizado pela Professora Doutora Andrea Casa Nova Maia e serve para a divulgação dos materiais catalogados pela pesquisa, bem como de materiais com assuntos afins ao objeto.
O projeto tem por objetivo estudar,  através do acervo de periódicos da Coleção Plínio Doyle (Biblioteca São Clemente da Casa de Rui Barbosa), nestes desastres  “naturais” no ambiente urbano, o desenvolvimento da relação entre cidade (estado e sociedade civil) e natureza no Rio de Janeiro entre a primeira década do século XX e a década de 1930. Estudar estes momentos de crise, onde os habitantes sofriam com os alagamentos, a destruição de moradias e ruas, dentre outros desdobramentos, nos levará a sublinhar na narrativa dos periódicos os elementos mais significativos  do processo de urbanização no período. Trata-se de uma tentativa de identificar, através das imagens e representações das enchentes presentes nas revistas ilustradas e demais periódicos, as idéias, técnicas, desafios e expectativas que circulavam entre os gestores do espaço urbano e a população, cujos discursos eram mediados pela imprensa. Assim, ao eleger a cidade do Rio de Janeiro de importantíssimo valor simbólico para o Brasil naquele momento (Belle Époque, “Paris tropical”, lugar do progresso e da civilização dentro do projeto republicano), esperamos que esta se revele estudo de caso relevante para lançar as bases de uma história social e ambiental da urbanização brasileira no século XX.
Este projeto é subvencionado pela Fundação Casa de Rui Barbosa.

Projeto de pesquisa completo: Projeto de Pesquisa
Contato: cidadesubmersa@gmail.com

O blog foi desenvolvido e é alimentado por Thiago Herzog.

2 comentários:

  1. Prezada Prof.a Andrea Maia, bom dia!!

    Meu nome é Carlos Soares, sou professore de música da Escola de Música Villa-Lobos/Funarj - SEC-RJ e da Faetec. No momento exerço, em paralelo com a regência de turmas, a coordenação pedagógica do Curso de Educação profissional em Nível Técnico na Escola de Música Villa-Lobos e na qual, trabalho como professor desde o ano de 1983. Nessa escola eu tb iniciei meus estudos em Música. Me graduei em Clarineta na UFRJ em 1986 e em Saxofone na Berklee College of Music- Boston-USA, em 1996. Depois iniciei meu Mestrado tb na EM-UFRJ em 1998 e conclui em 2001 com o tema "O Saxofone na Música de Câmara de Heitor Villa-Lobos". Depois ainda conclui as Licenciaturas em Educação Musical no ISERJ/Faetec e Música no CBM-CEU. No último mês de Dezembro de 2012, conclui a Pós-Graduação em Administração Pública pelo CEPERJ/UERJ, com a Monografia: Terceiro Setor: um processo em transformação.

    Enfim, gostaria de me inscrever no programa de Doutorado ni IFCS-UFRJ e estou lendo seus trabalhos para tentar verificar a pertinência de ter sua orientação.

    Muito obrigado.

    Abraço,
    Carlos Alberto Marques Soares
    casoaares49@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, somente hoje vi seu comentário! Espero que você já esteja fazendo seu doutorado. Caso contrário, estou te esperando em agosto para uma conversa no PPGHIS. Meu curso começa na quarta-feira, às 10 horas, no dia 6 de agosto. Abraço, Andrea.

      Excluir